..........................................

 

 

Home

hapkido HAPKIDO
 

 

FAÇA JÁ A SUA MATRÍCULAMatrícula Online

HISTÓRIA DO HAPKIDO

Lamentavelmente, não há registro detalhado do desenvolvimento do HAP KI DO através dos anos, devido a um manto de segredos colocado sobre ele para que as artes marciais coreanas pudessem sobreviver a anos de ocupação por exércitos estrangeiros. Somente após a segunda guerra mundial a sua instrução ficou disponível para o homem comum. Até então somente monges budistas selecionados, e antes deste século, somente os membros da nobreza, tinham permissão para aprenderem suas técnicas mortais.  

Hoje, o HAP KI DO consegue seu merecido espaço em todo o mundo. Seus primeiros aperfeiçoamentos datam de 1800 anos atrás, durante a dinastia Silla. As técnicas de luta que eles desenvolveram, ainda que sem nome, foram o primeiro estudo organizado de artes marciais na Coréia de que se tem evidência. Ainda encontram-se várias formas deste sistema de luta em paredes de pedra e túmulos que datam da dinastia Silla. O estudo da luta desapareceu lentamente da sociedade nobre principal, mas foi mantida viva, em mosteiros isolados. Foi durante este período que houve intercâmbios de idéias entre monges budistas coreanos e monges chineses. A influencia chinesa é evidente nos bloqueios circulares do Hap Ki Do, nos seus chutes baixos giratórios e na sua grande ênfase nos aspectos mentais de concentração e controle. Durante este período esta arte de luta em evolução ganhou vários nomes (hwarang-do, taekkyon).

Foi logo após o início da ocupação Japonesa que Choi Yong Suhl, o criador do Hap Ki Do moderno, emigrou ao Japão . Tendo dominado o taekkyon já na sua juventude, o mestre Choi estudou um sistema Japonês chamado Daito Ryu ou Dai Ju-Jutsu. Diz-se que este sistema de Dai Ju-Jutsu é o precursor do Judo e do Aikido. O mestre Choi retornou à Coréia após o fim da Segunda guerra mundial em 1945 e fundou a primeira escola de Hap Ki Do em Taegu, Coréia. O Hap Ki Do era uma amálgama do Taekkyon de influência chinesa com o Dai Ju-Jutsu japonês. Isto fez dela uma das primeiras artes verdadeiramente integrada que reconheceu a eficácia de combinar os aspectos de ambos os estilos, o “duro” e o “suave” , em combinações muito poderosas em técnicas e teorias.

Podemos então dizer que o Hap Ki Do, é a junção e aperfeiçoamente de várias técnicas de artes marciais.

Certamente, todo lutador sabe qual é a sua federação internacional ao qual esta ligado. Mas com o passar do tempo, vimos que muitos professores e alunos perdem as suas características orientais, não sabendo da denominação de sua raiz na arte marcial. Qual é o seu estilo, ou família no Hap Ki Do..

         

Entre vários estilos, o nosso é o CHUNG MOO KWAN, ao qual foi trazido para o Brasil pelo Grão Mestre Byung Il lee, o primeiro mestre a introduzir o Hap Ki Do no sul do Brasil.

Todos os estilos, ao final geralmente seguem pela palavra "Kwan", que quer dizer, família, (casarão).

CHUNG - respeito

MOO - arte marcial         

CHUNG MOO KWAN - Família de arte marcial de respeito.

 

 

COMO SURGIU ESSE CLÃ?

 

Chung Moo, era o pseudônimo de um grande samurai (talvez o maior que a Coréia já teve), o almirante Yi Sun Sin, da dinastia Yi, que viveu na Coréia de 1545 a 1598. Foi um grande herói da marinha, onde as suas vitórias na época percorreram o mundo.

O Japão começou a atacar a Coréia no dia 27 de março de 1592 por mar, destacando-se os grandes combates nas ilhas Han-san, Ko-je, Nam-hae, entre outras...

Foram muitos os locais onde a sua esquadra enfrentou os japoneses, e sempre saiu vencedor.

Era considerado um homem muito inteligente, e ele próprio planejava os seus futuros combates, mostrando-se sempre determinado diante dos inimigos.           

Enquanto vivo, os japoneses nunca conseguiram dominar a Coréia, pois suas tentativas eram sempre bloqueadas, sendo obrigados a recuar muitas vezes por terem os seus locais de concentração e as suas reservas de alimentos destroçadas pelo almirante Chung Moo.

Só então após a sua morte, que foi por uma flecha no tórax que os japoneses viriam a invadir a Coréia.

A sua morte deu-se as 14:00 horas do dia 19 de novembro na batalha do mar de No-Rang. Só um ano depois, quando a sua morte foi confirmada no Japão, os japoneses conseguiram invadir a Coréia, dominando-a por 36 anos.

 

Antes da sua morte, ele construiu um modelo de navio blindado que se chamava Kobukson.

 

Por ser muito grande e forte, a sua espada era pesadíssima, onde a qualainda se encontra na Coréia, sendo quase impossível algum coreano manuseá-la devido ao seu peso.

 

DOWNLOAD DAS TÉCNICAS DE TESTE DE FAIXA

1º FASE - faixa branca para laranja

2º FASE - faixa laranja para amarela

3º FASE - faixa amarela para ponta verde

4º FASE - faixa ponta verde para verde

5º FASE - faixa verde para ponta azul

6º FASE - faixa ponta azul para azul

7º FASE - faixa azul para ponta vermelha

8º FASE - faixa ponta vermelha para vermelha

9º FASE - faixa vermelha para ponta preta

10º FASE - faixa ponta preta para preta

 

DANJUN HOHUB - Técnicas de respiração do hapkido

 

NAK BOB - rolamentos e quedas do hapkido para iniciantes

 

TERIGUI - Técnicas de escape de pulso com batidas

 

DÓNJIGUI - As quatro primeiras técnicas básicas de arremesso

 

Demonstração de Hap Ki Do

 

 

Ir para o topo da página