Home

História do IMA HISTÓRIA DO IMA

O IMA – Instituto Mestre Allan, teve seu início com a idealização de criar um espaço para a prática de artes marciais. Este local deveria ser destinado às pessoas que buscavam a profissionalização do esporte, bem como pelos benefícios à saúde decorrentes do treinamento.

Desde criança Allan Fabio Siqueira sempre quis treinar artes marciais. Era seu sonho aprender a lutar igual aos filmes na qual assistia.

Com o intuito de praticar alguma atividade física, em 1995, na época com 17 anos de idade, Allan começou seu treinamento de Taekwondo, esporte olímpico de origem coreana. Após ter experimentado outros estilos de artes marciais, identificou-se melhor com esta arte.

Após exaustivo período de treinamento, formou-se faixa preta de Taekwondo em 1998, em Joinville/SC, com o Grão Mestre Byung Il Lee. Neste mesmo ano, passou a ministrar aulas na Academia Masters, em Jaraguá do Sul/SC. Nesta ocasião começava a nascer o Taekwondo jaraguaense.

No ano de 2000, alugou uma sala para seu próprio trabalho, no bairro Ilha da Figueira, na mesma cidade. Esta grupo foi chamado de Art & Kombat, possuindo inicialmente somente com a modalidade de Taekwondo. Permaneceu neste endereço por dois anos.


Ainda em 2000, surgiu o interesse pela prática de Hapkido (outra arte marcial de origem coreana, que visa a defesa pessoal), na cidade de Joinville, também com o Seu Grão Mestre.


Após continuação do seu treinamento, com determinação e disciplina, em 2001 conquistou o título de faixa preta segundo Dan de Taekwondo, em exame de faixa realizado em Joinville.


Em 14 de janeiro de 2002, a academia foi transferida para o local atual, agora com sede própria. Começava uma nova fase, com uma melhor estrutura. O espaço foi destinado exclusivamente à prática de Taekwondo. Fundou neste local a ACTKD – Associação Catarinense de Taekwondo.

Neste mesmo ano, Allan formou-se em acupuntura, massoterapia e quiropraxia.


No ano de 2003 formou-se faixa preta de Hapkido, e também faixa preta terceiro Dan de Taekwondo. Além disso, passou a ministrar aulas de Hapkido em sua academia. Começava a ser difundida mais uma modalidade de arte marcial em Jaraguá do Sul.


Allan, que nesta data ainda era professor de artes marciais, foi o introdutor do verdadeiro Taekwondo em Jaraguá do Sul, e também o primeiro a introduzir o Hapkido na região.


Em razão da falta de espaço físico, causada pelo acelerado crescimento e procura dos novos alunos pelas artes marciais, em 2005 foram realizadas algumas reformas na academia. Foram construídos vestiários novos, sala de informática e chuveiros, além da ampliação do tatame

.
Em agosto de 2006, Allan conquista o título de Mestre de Taekwondo, na cidade de Schroeder/SC, com certificado entregue pelo seu Grão Mestre. Sua academia então passou a ser chama de IMA – Instituto Mestre Allan.


No dia 21 de junho de 2009, foi inaugurado o espaço Chung Moo, anexo ao IMA. O local foi devidamente construído para o treinamento de artes marciais com melhor rendimento de atletas, graças ao amplo espaço disponível, agora com 100m² de tatame.


Em 2010 novas reformas foram realizadas, proporcionando aos alunos e visitantes um ambiente aconchegante e familiar, com nova decoração e a construção de novos banheiros para melhor atender. Tudo isso sem perder as características típicas orientais. Agora ja sendo ministradas aulas de teologia, cuidando do corpo, mente e espírito.

No dia 23 de março de 2013, Mestre Allan prestou teste para 5º dan de Taekwondo na cidade do Rio de Janeiro. Mais uma grande conquista ao longo desta caminhada.


O IMA não para por aqui. Há projetos futuros, que visam um melhor atendimento aos alunos, sempre com a intenção de uma formação plena, atendendo a todas as necessidades. Um destes projetos, já em prática, é o Festival Interno IMA, ocasião em que todos os atletas são incentivados a fazer alguma apresentação que envolva as artes marciais e os benefícios decorrentes da sua prática.


Além disso, o treinamento pessoal do Mestre Allan continua, sempre buscando aprender para transmitir novos conhecimentos aos seus alunos. O aprendizado é constante e intermitente.

                                                           Mestre Allan Fabio Siqueira

IMA - A arte de superar desafios.

 

 

 

 


Ir para o topo da página